Pesquisar no blog

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O que é BIOS

BIOS é um programa. Simples né ?

Pois é. Os computadores só funcionam com programas. Quando vc desliga o seu computador a memória RAM é apagada pois ela só mantém os dados enquanto está ligada a energia.

Se não houvesse a BIOS o seu computador, ao ser religado, não teria programa algum para rodar e ele ia ficar lá paradão, em coma.

Aí os caras inventaram a BIOS. A BIOS é um programa que é gravado num tipo de memória chamado ROM, que não apaga quando é desligada. Ela é mais lenta, mais cara mas tem essa vantagem de não "esquecer".

Quando vc liga o seu computador, um circuito eletrônico carrega o conteúdo da BIOS transferindo ela da ROM para a RAM e passando o controle do computador para a BIOS.

A BIOS assume o controle do seu computador e a primeira coisa que ela faz é checar o que é que o computador tem em termos de acessórios: HD's, CD's, DVD's, quanto de RAM tem, qual é o tipo de vídeo, que horas são !! Sim !! a BIOS verifica no relógio interno que horas são e reprograma o relógio do computador. Depois desses ajustes todos (não são só esses, tem mais outros) a BIOS vai procurar um sistema operacional. Ela procura no CD, se não achar vai para o HD. Quando ela acha, a BIOS carrega o SO e passa o controle do computador para o SO. Mas ela não sai da memória. Ela fica lá quietinha no canto dela para atender ao SO sempre que ele precisar se relacionar com os periféricos e acessórios. A BIOS é que se encarrega das tarefas mais básicas de entrada e saída de dados do computador para seus periféricos. Por isso que ela é chamada BIOS: basic input/output system ..Ou, sistema básico (basicão) de entrada e saída. Os SO's (windows, linux) usam muuuuuuuito a BIOS para fazer esse trabalho basicão.

Imagine a BIOS como o servente que chega na empresa antes de todo mundo chegar para o expediente. Ele é quem abre a empresa, ele que arruma as coisas antes que os chefes realmente cheguem e assumam. Mas ele não vai embora, fica por ali aguardando algumas novas ordens/recomendações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário